segunda-feira, 16 de março de 2009

Romanos: Invasões e ocupação na Grã-Bretanha

Antes da ocupação definitiva os Romanos invadiram a Grã-Bretanha duas vezes, em 55 e 54 a.C., com Júlio Cesar. Mas nestas ocasiões não delimitaram grandes territórios. Em 43, Cláudio foi bem-sucedido em nova tentativa de invasão, dando início à província romana da Britânia.
Os britânicos defenderam sua terra, mas os romanos, militarmente superiores, conseguiram dominar a ilha. Iniciaram uma forte opressão contra o druidismo, religião mais popular no local na época a qual pertenciam os Celtas.
A ocupação foi do sul e do centro da Grã-Bretanha , território transformado na província romana da Britânia e que equivale atualmente à Inglaterra e ao País de Gales.

Os romanos fundaram Londinium (Londres) e construíram estradas militares por todo o país. Em dez anos o domínio romano chegou aos territórios de Inglaterra e País de Gales. Os romanos mantiveram-se na Grã-Bretanha até ao século V, e depois os bretões ficaram mais ou menos por conta deles próprios.

Um comentário:

  1. Esqueceram de falar o pq da retirada romana... além da invasão dos piratas irlandeses (gaélicos) pelo Oeste, e dos Pictos ao Norte, a Bretanha Romana ainda teve invasões de povos germânicos a Leste, os Anglo-Saxões, Jutas e Frísios. Mtos desses germânicos chegaram lá como mercenários... mas dps mostraram sua verdadeira intenção.

    O usurpador romano, Constâncio retira as 3 legiões da Britânia pra conseguir derrotar Constantino III na Gália, mas o usurpador é derrotado.

    Ao invés de se unirem, os reinos bretões entramm em guerra entre sí e tem suas terras conquistadas pelos germânicos, estes são empurrados até o País de Gales e a Cornualha e grande parte foge para a antiga Armórica (terra do Astérix e Obélix, rsrsrs) onde ocupam a região e colocam o nome do país deles por lá (Bretanha).

    ResponderExcluir