sexta-feira, 27 de março de 2009

Beowulf - Literatura Vs. Cinema

Com o lançamento do filme “A lenda de Beowulf”, várias pessoas puderam conhecer o bravo guerreiro e seus incríveis feitos, mas poucos têm conhecimento de que o filme é uma adaptação da mais significativa obra da literatura inglesa. Obra esta, tão antiga que o autor não pode ser identificado, sendo encontrados apenas os manuscritos.
Como é de se esperar de uma adaptação, os roteiristas acabaram por mudar alguns fatos do épico original.
Os personagens principais são:


Beowulf - Protagonista do épico, herói que luta bravamente. Como característica do épico, Beowulf não tinha falhas ou fraquesas, características que lhe foram atribuídas no filme. Podemos perceber na adaptação um personagem um tanto ganancioso e mulherengo.

Grendel - O monstro que atormentava o povo de Hothgar, com força descomunal podia matar trinta homens de uma vez. Não sofreu muitas mudanças, embora no filme apresente traços de medo e até mesmo um pouco de humanidade escondida.






Mãe de Grendel
- O personagem que mais sofreu alterações. No enredo original, trata-se de um monstro terrível, que mora em uma caverna dentro de um lago e devasta a terra de Hothgar por terem matado seu filho.
Já no filme, trata-se de uma criatura que pode mudar sua forma, tornando-se irresistivelmente atraente aos olhos de Beowulf, que acaba gerando um filho com ela ao se encontrarem dentro da caverna da criatura.



Ser mau e dissimulado, deita-se com o guerreiro para ter um outro filho.
No épico antigo, ela é morta por Beowulf. Já adaptação para o cinema, ela continua viva.



Dragão - O dragão da história original não tem relação nenhuma com Grendel ou sua mãe. Apenas aparece no fim da história, destruindo o reino em busca de vingança, quando um escravo rouba uma peça de seu tesouro.


No filme, o dragão trata-se do filho de Beowulf com a mãe de Grendel, que depois de muitos anos aparece para atormentar seu pai e destruir seu reino. Também tem o poder de mudar sua forma, parecendo humano, como sua mãe.
Em ambas as versões, Beowulf morre em batalha com o dragão, embora tendo-o derrotado.


Site oficial do filme:

http://wwws.warnerbros.co.uk/beowulf/



Nenhum comentário:

Postar um comentário