segunda-feira, 9 de março de 2009

Celtas- Cultura/Língua,Religião e contribuição para Literatura

Os Celtas transmitiram a sua cultura oralmente. Isto explica a falta de conhecimento quanto aos seus contatos com as civilizações clássicas de Grécia e Roma. Os Celtas eram bem instruídos, particularmente no que diz respeito á religião, filosofia, geografia e astronomia.
O termo "Céltico" não é sinônimo dos termos "Irlandês", "Escocês" ou "Galês", etc. O Celta relaciona uma cultura e específico idioma, enquanto os outros designam a nacionalidade. Celta é uma descrição cultural e seus laços são definidos pelo idioma, que é a mais forte característica para enquadrar todas as tribos a qual o termo foi atribuído.
Arte celta foi influenciada pelos povos circunvizinhos, como os gregos, etruscos, persas e até os romanos.

Pricipais marcas culturais:

Adornos em bronze, prata e ouro,com relevos e motivos entalhados.

Figuras em espiral, volutas e desenhos geométricos.

Rico Folclore

Música Celta

Temas ligados a natureza


Língua: As línguas Celtas descendem do proto-celta, ou "celta comum", um ramo das línguas indo-européias. Durante o primeiro milênio a.C., essas línguas eram faladas na Europa, do Golfo da Biscaia e do Mar do Norte, na região do Reno e do Danúbio até o Mar Negro e a Península Balcânica Superior, chegando até a Ásia Menor (Galácia). Hoje a língua Celta sobrevive em algumas áreas na Grã-Bretanha, Ilha de Man, Irlanda, Ilha Cape Breton, Patagônia e na península da Bretanha na França.
O celta continental, falado na Gália, desapareceu, substituído pelo latim dos invasores romanos.
Restaram, apenas, alguns dialetos do celta insular dividos em dois grupos:
Britônico, que compreende o bretão ou armórico, o córnico e o galês e Gaélico ou Goidélico, que compreende o irlandês, o escocês ou "erse" e o manês.

Religião:Possuíam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Faziam seus rituais religiosos ao ar livre. No calendário celta havia diversas festas místicas como, por exemplo, o Imbolc (em homenagem a deusa Brigida). Esta festa marcava o início da época do plantio das sementes. As cerimônias e os rituais ficavam sob responsabilidade dos druidas, o sacerdote dos celtas.
Eles cultuavam a "Mãe Natureza".
Rituais:O catolicismo primitivo, tal como um furacão devastador apagou tudo o que lhe foi possível apagar no que diz respeito aos rituais célticos, catalogando-os de paganismo, de cultos imorais e tendo como objetivo a adoração da força negativa.
Cultuar os deuses, Não fazer o mal, Ser forte e corajoso são as três leis principais dos celtas. Existem evidências arqueológicas de sacrifícios humanos entre os celtas da Idade do Bronze, e em rituais relacionados à adoração dos deuses.

Contribuição histórica para literatura:
São riquíssimas as narrativas mitológicas celtas, principalmente as transmitidas oralmente em forma de poemas, como "O Roubo de Gado em Cooley". Nesta, o herói irlandês Cú Chulainn enfrenta as forças da rainha Maeve para defender o seu condado.
Outra narrativa, do Livro das Invasões (Lebor Gabala Erren), conta a lenda dos filhos de Míle Espáine e o seu trajecto até chegarem à Irlanda.
Outros legados dos celtas são as histórias do
Ciclo do Rei Artur da Inglaterra e relatos míticos dos quais se originaram os contos de fadas, como, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho (onde a menina representa o Sol devorado pela noite do inverno, ou seja, o lobo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário