segunda-feira, 9 de março de 2009

Celtas: Origens, Ocupações e Declínio


Distribuição dos Celtas na Europa. A área verde sugere a possível extensão da área céltica por volta de 1000 a.C. A área laranja indica a região de nascimento da cultura "La Tène" e a área vermelha indica a possível região sob influência céltica por volta de 400 a.C.

Segundo historiadores, a terra de origem dos Celtas era uma região da Áustria, perto do sul da Alemanha.
Na Idade do Bronze, um conjunto de culturas da Europa Central possuía certos costumes semelhantes, características da região Reno-Danúbio. Essas culturas se estabeleceram na região chamada "Campo das Urnas", em referência às tradições funerárias. Esses povos, por volta dos anos 1200 a.C. - 1000 a.C., começaram um processo de individualização: Os Celtas no ocidente, eslavos no norte, os povos de língua latina no sul e os lírios no sudeste.
Conhecidos como os primeiros na Europa a trabalhar com o ferro primeira fase da Idade do Ferro) neste período após diversas excursões, os celtas concluíram a ocupação das Ilhas britânicas. No século VI a.C. ainda os celtas atingiram a península Ibérica, formaram o povo celtibero.
A segunda fase da Idade do Ferro, chamada La Tène em alusão a uma cidade no norte suíço, marcou o afloramento da cultura e da expansão celta. http://www.historiadomundo.com.br/celta/ancestrais-celtas/
Ocupações:No auge do desenvolvimento de sua civilização, os celtas ocuparam principalmente territórios onde hoje estão alguns países como Grã Bretanha, Irlanda, Portugal, Espanha, França e Suíça.
A partir de cerca de 450 AC, os Celtas começaram a chegar na Grã-Bretanha e na Irlanda, embora o geógrafo grego Pytheas (4 º século AC) referiu-se à British Isles como sendo "Norte da terra dos Celtas", indicando que, mesmo tão tarde quanto 350 AC Bretanha estava na periferia de influência celta.
Evidências sugerem que, além de deixar sua própria marca nas culturas locais, também absorveram uma série de elementos culturais dos povos indígenas que encontraram.
Por volta de 450 AC, os Celtas tinham expandido para incluírem o Leste da França, Suíça, Áustria, sudoeste da Alemanha, zonas da Eslováquia, República Checa e Hungria. Foi neste período que uma nova cultura celta, chamada La Tene.
Pouco tempo depois (cerca de 400 AC) a migração “militar” foi maior, tribos celtas incluindo os Boii, Insubres, Lingones e Senones ocuparam a Itália. Outras tribos invadiram a Grécia e Ásia menor. Tal foi o sucesso, que Alexandre, o Grande, foi obrigado a concluir um pacto de não agressão com eles, antes de sair para sua conquista da Pérsia.
No quarto século AC foi o ponto alto da influência Celta na Europa, quase todos os países da Europa Ocidental e Central foi influenciada, em maior ou menor medida pela cultura Celta, que eram considerados pelos Etruscos, pré-romanos e gregos como uma das quatro nações periféricas do mundo conhecido.
Declínio: A falta de um governo central entre as tribos celtas, fez da grande expansão o motivo de sua decadência.
Os celtas foram o primeiro povo a se submeter ao Império Romano, sob o comando de Julio César, as legiões avançaram para as Ilhas britânicas, onde a dominação aconteceu de forma gradativa e foi concluída no fim século I d.C. Enquanto isso, neste mesmo período, as tribos celtas na Europa Central caiam no domínio dos povos germânicos.
Em tese, era o fim da cultura La Tène e a arte celta, assim como concebida, acabou confinada na Ilha da Irlanda, para florescer novamente no início da Idade Média em um ambiente já cristão católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário